quinta-feira, 22 de maio de 2014

Como se Tornar um Escritor de Sucesso - por Gustavo Drago

Tópico 1 – introdução.

Tópico 2 –  escrevendo o livro. (Bônus: formação em Letras, é preciso?).

Tópico 3 – revisando e analisando o original.

Tópico 4 – por qual editora publicar? (Bônus: uma lista com as editoras que mais investem em novos talentos).

Tópico 5 – elaborando sinopse e capa. (OBS: isso, se você optar pela autopublicação).

Tópico 6 – Internet Marketing & Marketing Pessoal. (Bonus: como usar o Youtube e o Ad-word para vender seus livros na internet a nível mundial)

Tópico 7 – participando de eventos e antologias.

Tópico 8 – como conquistar cada vez mais novos leitores. (Bônus: persuadindo seu público-alvo).

Tópico 9 – quais os erros que você não deve cometer no meio editorial.

Tópico 10 – a pergunta que não quer calar: é possível ser escritor no Brasil e tirar da profissão o seu próprio sustento? (Bônus: o futuro do livro no Brasil e no mundo).


INTRODUÇÃO: vencer como escritor no Brasil, não é tão difícil quanto parece. Não é uma tarefa fácil, fato, mas está longe de ser impossível. Com um pouco de sorte, muita dedicação – perseverança! –, uma dose de imaginação e, claro, talento mesclado à técnica, é sim possível conseguir destaque em um mercado cruelmente dominado pelas grandes editoras e pelos livros estrangeiros que, na verdade, não são melhores do que os livros dos nossos tão renegados, porém, talentosíssimos, autores nacionais.


Senhor dos Anéis... Harry Potter... a Saga Crepúsculo... Cinquenta Tons de Alguma Cor... estão longe de serem obras-primas. São obras normais, que receberam certo tratamento – entendam Marketing – e ainda tiveram um “empurrãozinho” de Hollywood. Justo o oposto do que ocorre com a maioria dos nossos autores nacionais. São pilhas e mais pilhas de textos de qualidade... anos de dedicação a fio... estórias que se amontoam nas mesmas editoras, aguardando para serem lidas... avaliadas... publicadas! Mas acabam queimadas, jogadas no lixo sem dó nem piedade, simplesmente porque é muito mais lucrativo traduzir para o Português quem já tem fama internacional, do que investir em novos talentos... por mais talentoso que este seja! VERGONHA!!! Está é uma batalha que pode parecer cruel... – desumana! – mas não é, se você souber quais decisões tomar... como agir acertadamente em cada fase do processo de criação, edição e venda dos seus livros... qual o caminho das pedras e qual é o atalho para burlar toda essa burocracia que nos cerca e se chegar onde quer. Ou seja... 

Se tornar um escritor de sucesso no Brasil!

Essa é a pergunta principal e sua resposta é tão complexa que abrange um conjunto de outras interrogações. Por exemplo: se autopublicar ou tentar a sorte, enviando dezenas de exemplares impressos para um monte de editoras que, talvez, ou muito provavelmente, sequer chegarão a avaliar o seu material? Optar por formato impresso ou virtual? Escrever Ficção ou Não Ficção? Bem... foi pensando em responder a todas essas questões que decidi escrever essa série de postagens, baseada em meus dez anos de batalha para chegar até aqui. Foram dez looongos anos os quais obtive muita experiência, em meio a tombos, através de erros e acertos, conquistas e derrotas e, principalmente, fazendo amigos no meio literário. São conhecimentos que me formaram como escritor e que serão transformados em tópicos e publicados aos poucos, durante os próximos meses, com a principal finalidade de acrescentar na formação de você também, caro colega de profissão.

Pretendo auxiliar em dúvidas que vão desde à criação da obra até muito além de sua publicação. E se você – Querido e Prezado Leitor – discordar de algo, por favor, comente – critique! –, pois são as críticas que nos fazem melhorar... sempre!


Para palestras, participações em feiras, eventos, etc... entrar em contato com o autor através do e-mail: reliquiadrago@hotmail.com ou pelo telefone: (21) 9 7299-0137 (VIVO)


(Gustavo Drago – sinônimo de sucesso)



Nenhum comentário:

Postar um comentário